quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tarefa 6

 

A mais interessante que li, foi essa aula.

Eva


 

Geografia

Dilemas socioambientais para a segurança alimentar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das aulas o aluno deverá:

  • conhecer a organização do espaço nordestino;
  • compreender o que é política pública;
  • aprender os conceitos de: seca, segurança hídrica e semi-árido.

Duração das atividades

03 horas-aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter estudado a Região Nordeste: aspectos físicos, sociais, econômicos, climáticos;

também deverá saber identificar as dificuldades que a população da região passa devido ao clima semi-árido.

Estratégias e recursos da aula

 
 

Aula 1

O professor pode iniciar retomando questões gerais da Região Nordeste, principalmente o que se refere ao clima e à segurança alimentar. Depois, inicia a atividade disparadora da aula com a Música "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Essa atividade pode ser feita da seguinte maneira: o professor faz cópias da letra da música (http://luiz-gonzaga.musicas.mus.br/letras/47081/), entrega aos alunos e coloca a música para tocar, convidando os alunos a cantarem junto.

Outra alternativa seria o professor fazer um cartaz com a primeira estrofe da letra, colocar diante da turma e começar a discutir seu significado;

"Quando olhei a terra ardendo

Qual fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu, ai

Porque tamanha judiação"

Uma terceira alternativa seria: no laboratório de informática, convidar os alunos a acessar o youtube e ver/ouvir diversos vídeos com a música. (O professor pode baixar os vídeos e passar para os alunos na sala de aula).

Endereços de vídeos no youtube:

Após ouvir/ver/cantar, o professor vai analisar, com olhar geográfico, a letra da música, junto com os alunos. O professor pode nortear a discussão a partir de alguns questionamentos:

  • a que o texto/a letra da música se refere? (à seca, falta de chuva, à saída do sertanejo de sua região...)
  • onde, no Brasil, este problema é mais frequente? (Nordeste)
  • quais estados são mais atingidos pela seca? (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe,)
  • que consequencias a seca pode trazer para a população? (desemprego, insegurança hídrica, migrações)
  • O que poderia ser feito para diminuir este problema? (açudes, cisternas, transposição das águas do rio São Francisco).

Aula 2 – No laboratório

Desafie os alunos a localizarem o rio São Francisco utilizando o Google maps (http://maps.google.com.br). Neste site é possível visualizar os lugares por meio de imagens de satélites; em boa parte dos lugares há fotografias vinculadas, permitindo um tour virtual. As imagens podem auxiliar a compreensão da paisagem local e do problema da seca. A imagem abaixo foi retirada do Google Maps.


No encontro seguinte, o professor retoma as informações a respeito da seca por meio da apresentação de mapas delimitando a região atingida.

Polígono das secas 1:

http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v22n63/a05fig01.gif. Acesso em 24 jul 2009.


Polígono das secas 2:

Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/9porto/luzianei.htm. Acesso em 24 jul 2009.


Polígono das secas 3:

Disponível em: http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v22n63/a05fig05.gif. Acesso em 24 jul 2009.


               Ainda nesta aula o professor utiliza o recurso de vídeo Rio São Francisco (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=842), para os alunos conhecerem mais e melhor a paisagem da região e o volume de água, informações estas que podem auxiliar nas discussões a respeito da transposição.

Rio São Francisco

Aula 3

O professor apresenta aos alunos informações sobre a transposição do rio São Francisco. Para isso pode trazer para os alunos notícias de jornais, revistas sobre o assunto OU solicitar aos alunos estas notícias para depois fazer um mural.

A abordagem deve focar:

a) em que consiste a transposição do rio São Francisco?

b) por que fazer a transposição do rio São Francisco?

c) que consequencias (positivas e negativas) esta obra trará para a população da região?

Após esta discussões o professor convida os alunos a construir um blog. A publicação tem o objetivo de acompanhar as obras de transposição do rio São Francisco. Para essa atividade a turma deve ser organizada em grupos, a cada semana um grupo é responsável por atualizar o blog (esse calendário deve ser feito coletivamente em sala de aula).

Além das informações específicas da transposição do rio, o blog deve conter as razões que levaram à obra, a organização do espaço nordestino, as políticas públicas voltadas à região e conceitos de: seca, segurança hídrica e semi-árido. 

Onde fazer o blog? Alguns sites oferecem, gratuitamente, espaço e orientações para esta construção:

  • Bloger do Brasil: http://www.blogs.com.br/;
  • Blogger.com: http://www.blogger.com/ - tem cadastro em português e funções em inglês;
  • Blig: http://www.blig.com.br/ - precisa cadastro no IG.

O professor dá feedback aos alunos uma vez por mês, mas deve acessar o blog e postar comentários uma vez por semana.

Recursos Educacionais

Nome

Tipo

Rio São Francisco

Vídeo

Recursos Complementares

Auxiliando o professor:

Avaliação

Deve dar-se no decorrer das aulas, e seguir os seguintes critérios:

1. Participação do aluno na atividade disparadora:

  • esteve presente na atividade, contribuindo na discussão com respostas, questionamentos, contribuições?

2. Participação e desempenho nas atividades no laboratório:

  • realizou a atividade?
  • contribuiu com os colegas e/ou aceitou auxílio dos colegas?
  • Assistiu ao vídeo e conversou a respeito dele?

3. No desenvolvimento do conteúdo:

  • trouxe recortes? (Caso o professor tenha solicitado notícias de jornais a respeito do assunto)
  • Participou com contribuições na discussão?
  • Conseguiu abstrair no sentido de imaginar consequencias positivas e negativas?

4. Tarefa do Blog:

  • faz parte de um grupo;
  • o grupo realiza as atividades com coerência e em seus prazos;
  • o grupo auxilia os demais no uso da ferramenta e na contribuição de informações.

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