quinta-feira, 15 de outubro de 2009

tarefa 6

A aula que mais gostei foi essa- só que os mapas não foram copiados...

Geografia Dilemas socioambientais para a segurança alimentar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao término das aulas o aluno deverá:
• conhecer a organização do espaço nordestino;
• compreender o que é política pública;
• aprender os conceitos de: seca, segurança hídrica e semi-árido.
Duração das atividades
03 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá ter estudado a Região Nordeste: aspectos físicos, sociais, econômicos, climáticos;
também deverá saber identificar as dificuldades que a população da região passa devido ao clima semi-árido.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
O professor pode iniciar retomando questões gerais da Região Nordeste, principalmente o que se refere ao clima e à segurança alimentar. Depois, inicia a atividade disparadora da aula com a Música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Essa atividade pode ser feita da seguinte maneira: o professor faz cópias da letra da música (http://luiz-gonzaga.musicas.mus.br/letras/47081/), entrega aos alunos e coloca a música para tocar, convidando os alunos a cantarem junto.
Outra alternativa seria o professor fazer um cartaz com a primeira estrofe da letra, colocar diante da turma e começar a discutir seu significado;
"Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Porque tamanha judiação"
Uma terceira alternativa seria: no laboratório de informática, convidar os alunos a acessar o youtube e ver/ouvir diversos vídeos com a música. (O professor pode baixar os vídeos e passar para os alunos na sala de aula).
Endereços de vídeos no youtube:
• Com Luiz Gonzaga, Sivuca e Fagner: http://www.youtube.com/watch?v=bSZ0MX2GPq0 – este vídeo tem legenda com a letra da música.
• Com Elba Ramalho: http://www.youtube.com/watch?v=VHkNVKDmx54.
Após ouvir/ver/cantar, o professor vai analisar, com olhar geográfico, a letra da música, junto com os alunos. O professor pode nortear a discussão a partir de alguns questionamentos:
• a que o texto/a letra da música se refere? (à seca, falta de chuva, à saída do sertanejo de sua região...)
• onde, no Brasil, este problema é mais frequente? (Nordeste)
• quais estados são mais atingidos pela seca? (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe,)
• que consequencias a seca pode trazer para a população? (desemprego, insegurança hídrica, migrações)
• O que poderia ser feito para diminuir este problema? (açudes, cisternas, transposição das águas do rio São Francisco).
Aula 2 – No laboratório
Desafie os alunos a localizarem o rio São Francisco utilizando o Google maps (http://maps.google.com.br). Neste site é possível visualizar os lugares por meio de imagens de satélites; em boa parte dos lugares há fotografias vinculadas, permitindo um tour virtual. As imagens podem auxiliar a compreensão da paisagem local e do problema da seca. A imagem abaixo foi retirada do Google Maps.
      No encontro seguinte, o professor retoma as informações a respeito da seca por meio da apresentação de mapas delimitando a região atingida.
Polígono das secas 1:
http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v22n63/a05fig01.gif. Acesso em 24 jul 2009.
Polígono das secas 2:
Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/9porto/luzianei.htm. Acesso em 24 jul 2009.
Polígono das secas 3:
Disponível em: http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v22n63/a05fig05.gif. Acesso em 24 jul 2009.
       Ainda nesta aula o professor utiliza o recurso de vídeo Rio São Francisco (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=842), para os alunos conhecerem mais e melhor a paisagem da região e o volume de água, informações estas que podem auxiliar nas discussões a respeito da transposição.
Rio São Francisco
Aula 3
O professor apresenta aos alunos informações sobre a transposição do rio São Francisco. Para isso pode trazer para os alunos notícias de jornais, revistas sobre o assunto OU solicitar aos alunos estas notícias para depois fazer um mural.
A abordagem deve focar:
a) em que consiste a transposição do rio São Francisco?
b) por que fazer a transposição do rio São Francisco?
c) que consequencias (positivas e negativas) esta obra trará para a população da região?
Após esta discussões o professor convida os alunos a construir um blog. A publicação tem o objetivo de acompanhar as obras de transposição do rio São Francisco. Para essa atividade a turma deve ser organizada em grupos, a cada semana um grupo é responsável por atualizar o blog (esse calendário deve ser feito coletivamente em sala de aula).
       Além das informações específicas da transposição do rio, o blog deve conter as razões que levaram à obra, a organização do espaço nordestino, as políticas públicas voltadas à região e conceitos de: seca, segurança hídrica e semi-árido.
  Onde fazer o blog? Alguns sites oferecem, gratuitamente, espaço e orientações para esta construção:
• Bloger do Brasil: http://www.blogs.com.br/;
• Blogger.com: http://www.blogger.com/ - tem cadastro em português e funções em inglês;
• Blig: http://www.blig.com.br/ - precisa cadastro no IG.
O professor dá feedback aos alunos uma vez por mês, mas deve acessar o blog e postar comentários uma vez por semana.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Rio São Francisco Vídeo
Recursos Complementares
Auxiliando o professor:
• estas aulas podem ser ministradas durante a exploração da Região Nordeste, quando do estudo das regiões brasileiras.
• O sítio do Ministério da Integração Nacional tem muita informação a respeito, inclusive com perguntas frequentes e respostas para elas. O endereço é:
http://www.integracao.gov.br/saofrancisco/.
• Há também, no sítio do Ministério, um vídeo (duração de 13 minutos e 16 segundos) mostrando a obra: http://www.integracao.gov.br/saofrancisco/fotos/videos/04.asp.
Avaliação
Deve dar-se no decorrer das aulas, e seguir os seguintes critérios:
1. Participação do aluno na atividade disparadora:
• esteve presente na atividade, contribuindo na discussão com respostas, questionamentos, contribuições?
2. Participação e desempenho nas atividades no laboratório:
• realizou a atividade?
• contribuiu com os colegas e/ou aceitou auxílio dos colegas?
• Assistiu ao vídeo e conversou a respeito dele?
3. No desenvolvimento do conteúdo:
• trouxe recortes? (Caso o professor tenha solicitado notícias de jornais a respeito do assunto)
• Participou com contribuições na discussão?
• Conseguiu abstrair no sentido de imaginar consequencias positivas e negativas?
4. Tarefa do Blog:
• faz parte de um grupo;
• o grupo realiza as atividades com coerência e em seus prazos;
• o grupo auxilia os demais no uso da ferramenta e na contribuição de informações.

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